skip to Main Content

Se eu deixar de comer carne vermelha, o que pode acontecer?

Por: Claudinei Candido Silva

Algumas das vantagens de parar de comer a carne vermelha.

Alguns podem achar desnecessário ou uma atitude radical, mas existe uma palavra chamada temperança, que quer dizer em linha gerais, moderação. E isso está de acordo com a descoberta da Escola de Saúde Pública de Harvard, depois de analisar 121 mil estadunidenses, foi concluído que consumir carne vermelha aumenta o risco de morrer em 13%.

Outra pesquisa conduzida por essa própria universidade, foi dessa vez focada no câncer de mama. 88 mil mulheres foram pesquisadas e o resultado não poderia ser outro, a doença apareceu muito mais naquelas que se fartavam de bifes e hambúrgueres.

Muita gente tem conhecimento dessas e outras pesquisas e estão tomando uma direção diferente no que condiz a dieta alimentar. A motivação pode não ser a mesma, alguns param de comer carne vermelha para proteger os animais outras por uma dieta saudável como mencionamos, seja como for, os efeitos no seu corpo serão percebidos rapidamente.

Perda de peso

Por se tratar de uma carne que é rica em calorias isso quer dizer que você verá o resultado na balança, e sabido de todos que os vegetarianos não são tão pesados como os carnívoros.

Desinchar

Nosso corpo não foi projetado para consumir a carne vermelha, portanto a digestão dela é bem mais lenta do que os outros alimentos, por isso, comer carne vermelha pode causar prisão de ventre, dor abdominal, gases entre outras coisas.

Mudança de pele

Geralmente os vegetarianos comem bastante legumes e frutas, elementos que são ricos em vitaminas A, C e E que são famosas por combater os radicais livres, que são conhecidos por causar manchas na pele.

Regulam os níveis de colesterol

Cortar o consumo de carne vermelha e também o de gordura saturadas produzirão a diminuição dos níveis de colesterol. Em alguns casos o aumento do colesterol pode estar ligado a genética, mas sem dúvida nenhuma, cortar a carne vermelha ajudara bastante.

Vários tipos de câncer poderão ser evitados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 2015 que a carne vermelha como um dos agentes causadores do câncer, e aconselhou a redução de seu consumo pelos países. E isso está de acordo com a medicina que relaciona dietas ricas em gordura saturada ao aumento da inflamação no corpo e a inflamação crônica com o desenvolvimento com o câncer.

Caso você decida mudar seu regime alimentar, é interessante consultar um profissional ou um apoio mais técnico no sentido de compensar ou substituir a origem de certos nutrientes. Algumas sugestões seriam, lentilhas, ervilha, brócolis, castanha, feijão, arroz, cogumelo, quinoa, abobora, tofu, etc.

Como cristãos acreditamos que nosso corpo não nos pertence, e devemos honra-lo, e cuidar bem dele. Portanto se sabemos que algo não nos faz bem e está destruindo esse corpo, devemos evita-lo. Não é tarefa fácil, mas algumas vantagens você já conferiu! Que Deus te de forças!

“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (I Cor. 6:19-20)

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *