skip to Main Content

Coronavírus: Como manter a saúde mental e bons relacionamentos em tempos de crise.

Por: Claudinei Candido Silva

 

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças.” (Fil. 4:6)

 

É natural que acontecimentos como este provoquem pânico na população, ainda mais quando não se sabe muito sobre a doença e pior, quando sabe-se que ainda não existe vacina para ela. E exatamente o que acontece com o novo coronavírus também conhecido como Covid-19.

Situações como essa podem sim abalar a saúde mental, causando estresse e ansiedade na população.

Pensando nisso a Organização Mundial da Saúde (OMS), publicou orientações importantíssimas de como preservar o bem estar durante a crise. E as dicas vão desde as relações interpessoais até como conversar com as crianças sobre o assunto.

E muito importante considerar essas informações pois, elas podem influenciar diretamente na forma pela qual você vai se comportar daqui para frente. Considerando que muitas pessoas estão aflitas e acreditando em tudo o que lê ou escuta de amigos ou nas redes sociais, e de vital importância que se deem credito a matérias

É muito importante seguir essas informações, isso diminuirá a incidência de utilizar métodos indicados pela população, mas que não tem embasamento cientifico.

A seguir uma lista das dicas mais importantes:

Não tenha preconceito

Desde a descoberta do SARS, há vários anos muitas pessoas de características asiáticas noticiaram sofrer preconceito pelo fato da vírus ter surgido na China. Ninguém está imune a esses vírus, não importando a cor, origem ou status social, portanto não hostilize pessoas diferentes de você.

Não coloque nomes de doenças nas pessoas

A Organização Mundial da Saúde destaca que se referir a uma pessoa ou família com os nomes, Coronavírus ou COVID-19 é desumano e pode traumatizar os envolvidos. Devemos levar em consideração que depois da alta, a vida continua.

 

Evite o excesso de informações.

Infelizmente a todo momento surgem em todo mundo novos casos de coronavírus e também vítimas fatais. Os noticiários falam sobre isso a todo momento, e embora essas informações possam ser uteis, a exposição a essas notícias podem gerar preocupação, estresse. Se você perceber que os canais de informação estão te deixando ansioso, tente disciplinar o acesso a essas informações e direcione sua atenção nas práticas de prevenção e acesse sempre fontes confiáveis.

 

Oriente as crianças a gerenciar as emoções.

As crianças devem saber claramente o que está se passando, principalmente se houver alguém infectado em casa. Os pequenos percebem rapidamente o estresse e ansiedade dos adultos e tendem a reproduzir esse comportamento exigindo mais cuidados e atenção que os adultos.

E aconselhável que as explicações sejam condizente à faixa etária de cada criança, aliviando assim qualquer eventual ansiedade.

 

Muita paciência com os anciãos.

Essa é uma dica muito importante levando em conta que os mais idosos estão na faixa de risco de sofrer os maiores efeitos do Covid-19. Esclareça dados importantes sobre a doença com paciência e muita calma e respeito quantas vezes forem necessário.

E interessante levar em consideração que a pessoa que estiver em isolamento pode ficar ansiosa, nervosa, estressada e pode também apresentar uma diminuição do cognitivo e em alguns a demência. Nesse momento é importante todo apoio emocional possível, seja por familiares, ou pessoas capacitadas.

 

Atenção especial às pessoas isoladas

Caso você tenha que ficar isolado em casa ou num ambiente hospitalar, muito cuidado com notícias sensacionalistas e procure uma atividade. Apenas lembrando que o isolamento tem que ser físico, mas não social, converse com seus amigos pelo telefone, pelas redes sociais e outros meios de comunicação.

Foque em suas necessidades e procure fazer algo que goste, principalmente nos momentos de maior estresse. Como os alimentos mais saudades possíveis e procure se exercitar.

 

Lembre-se que as autoridades de saúde pública e especialistas do mundo todo estão trabalhando continuamente para garantir os melhores cuidados aos afetados.

Não esqueça que os melhores especialistas do mundo estão se reunindo a todo o instante procurando uma solução para este problema.

Neste momento de tensão e incerteza é importantíssimo manter o bom relacionamento com nossos vizinhos e demais pessoas, para que outros possam perceber que somos pessoas realmente diferentes. Que Deus abençoe a todos!

“Não repreenda um homem mais velho, mas o aconselhe como se ele fosse o seu pai. Trate os homens mais jovens como irmãos, as mulheres idosas, como mães e as mulheres jovens, como irmãs, com toda a pureza. Cuide das viúvas que não tenham ninguém para ajudá-las.” (I Tim. 5:1-3)

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *