Por: Sidnei Martins “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que…

Comunique-se melhor com seu o seu cão
Por Claudinei Candido Silva
É muito comum para os cães fazerem gestos e expressões para se comunicarem assim como também fazemos. E minha finalidade com esse artigo e mostrar que não é tão difícil se comunicar e interpretar reações desses adoráveis bichinhos.
1 – Ouça-o atentamente.
Essa é a primeira dica, você deve estar disposto a ouvi-lo, caso contrário toda o esforço do seu cãozinho de se comunicar será em vão. Segue abaixo alguns exemplos.
Quando seu cãozinho late ele está querendo sua atenção, e quando ele faz aqueles ganidos ele quer indicar cuidado. Quando ele levanta o trazeiro, mostra que ele quer brincar, mas tome cuidado, quando ele encara olho no olho, pode indicar que ele quer atacar.
2 – Ele ouve você
Muitas vezes podemos achar que eles não estão prestando atenção, mas é só falar com ele que ele dará toda a atenção. Mas se você pretende ensinar alguma coisa ao seu cão, é interessante que você use um palavreado simples e com um tom diferente pra cada comando. Fica mais fácil para ele distinguir.
Importante também é a linguagem corporal, você deve levar isso em consideração quando tentar se comunicar com ele, falar excessivamente ou sem uma postura adequada o seu cãozinho não vai entender nada!
3 – Como dizer não?
A palavra não, deve ser usada em situações em que você pretende corrigir seu cão, o uso demasiado pode fazer que o não se torne comum e portanto sem o divido efeito.
4 – Estabeleça sempre contato visual
Fica muito mais fácil para o cão quando você estabelece contato visual, como os seres humanos os cães também interagem com contato visual e podem assim identificar uma mensagem só pelo olhar.
Mas evite olhar de forma fixa para ele, essa atitude pode ser interpretada como uma ameaça, mas normalmente para evitar o confronto ele tende a desviar o olhar.
5 – Comunicação não verbal
Como o seu bichinho não fala, é muito importante a comunicação não verbal, a postura e como já dissemos o olhar são muito importantes para sabermos o que eles estão querendo dizer.
Corpo alto e cauda para cima indica que ele quer passar confiança e que está calmo.
Você já deve ter visto seu cão agachado com as patinhas para frente, com o rabo levantado e a cabeça agachada. Esse sinal de reverencia pode ser um convite dele para brincar com você!
Se ele se colocar de barriga para cima e começar a se contorcer de um lado para o outro, isso é um sinal de respeito, reconhecendo que você tem toda a autoridade.
Outro sinal de diversão e o abanar do rabo mas podem demonstrar também com o rabo insegurança ou de medo de alguma situação e é muito comum nesses casos eles colocarem o rabo entre as patas.
6 – A importância do tom
Nem tudo o que você disser para o seu cachorro, deve ser dito no mesmo tom. Para tornar mais fácil podemos separar o tom em três partes, o incentivo, o comando e a repreensão.
Para incentivar seu cão, você pode se dirigir a ele de forma mais infantil, – Bom garoto! Realmente como se estivesse falando com uma criança.
Mas você não deve utilizar um tom de comando nesse mesmo tom, ele irá se confundir e jamais vai imaginar que você está tentando lhe passar um comando. Quando você quiser passar um comando para o seu cão, devera faze-lo utilizando um tom firme, sem gritar, de forma curta e com a voz grave.
O tom de reprimida deve ser mais baixo ainda, muitos acabam gritando, quando vão repreender ou dar ordens, além de estressar o animalzinho você pode confundi-lo também.
Portanto é interessante sempre usar um tom mais baixo, e também mais grave, você pode nesse momento mencionar o nome do cachorro e fazer com que ele entenda que você desaprova a atitude e que você está triste com a situação. Os cães tem o incrível dom de perceber e interpretar nossos sentimentos.
Você pode ir treinando o emprego correto da voz quando for se comunicar com o seu cãozinho, utilizando um tom especifico para as diferentes situações, para não confundi-lo.
E nunca se esqueça de que gritar, se irritar, pode assustar o bichinho e ate mesmo traumatiza-lo e você certamente passara uma mensagem errada que não será nada saudável pra saúde do seu melhor amigo.
Comece agora a mesmo, coloque em pratica essas dicas para estabelecer uma melhor comunicação com seu bichinho afinal ele e fiel e faz tudo para te deixar feliz.

Natural de São Paulo, Educador, Teólogo, Psicanalista, especialista em Capelanias; Hospitalar , Escolar e de Animais Domésticos, Psicoterapia Pastoral, Terapia Cognitiva Comportamental, Terapia de Casais e em Aconselhamento Pastoral. Mais de 30 anos, atuando em Igrejas, escolas, empresas, quarteis, delegacias, presídios, etc.
This Post Has 0 Comments