Por: Sidnei Martins “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que…

Animais de estimação em época de confinamento ajudam conservar a saúde mental
Por Claudinei Candido Silva
E domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gen. 1:24)
Os bichos são uma benção para o homem, mas o homem também deve ser essa mesma benção para os animais.
Já falamos em um outro artigo sobre os benefícios em ter um cachorro ou um outro bichinho de estimação, mas nesse momento em que vivemos isso pode ser ainda mais vantajoso principalmente no diz respeito a ansiedade e depressão, isso tem sido observado em muitos estudos científicos, outro dado e que pessoas mais idosas sentem um aumento considerável na qualidade de vida geralmente por que nessa fase da vida se sentem mais solitárias, os filhos já saíram e tem vida própria.
Os animaizinhos podem sim nesse momento de quarentena, ajudar muito a conservar a sua saúde mental, liberando a famosa substancia chamada serotonina que é também conhecida como o hormônio da felicidade. Considerando também que a presença de um pet diminuem também a incidência do estresses, por esta razão e sempre bom ter um bichinho por perto.
Portanto os pets podem nos ajudar a enfrentar esses períodos tão enfadonhos como a quarentena e distanciamento que afeta todo o planeta, principalmente os idosos que, além dos fatores já citados, sofrem ainda mais por estarem no grupo de risco consequentemente ficaram mais e por mais tempo isolados.
E necessário também que se tenha os devidos cuidados com o fiel companheiro, ração, medicamentos e vacinação sempre em dia, na maioria das cidades petshop e consultórios veterinários continuam trabalhando. E interessante ter disponível bastante brinquedos e petiscos para que ele também tenha bastante atividades já que em muitos casos será difícil passear constantemente com o bicho.
No caso das saídas para as necessidades é sempre bom, mas evite as aproximações, lembre-se que ainda estamos em quarentena. No caso dos idosos é interessante que outros façam isso. Mas lembrem-se, devem ser curtos e sem aglomerações.
A troca de carinho será boa não somente para você, mas para o seu bichinho também, e isso ajudara a evitar o estresse a solidão e te ajudara a passar por esse período com melhor disposição.

Natural de São Paulo, Educador, Teólogo, Psicanalista, especialista em Capelanias; Hospitalar , Escolar e de Animais Domésticos, Psicoterapia Pastoral, Terapia Cognitiva Comportamental, Terapia de Casais e em Aconselhamento Pastoral. Mais de 30 anos, atuando em Igrejas, escolas, empresas, quarteis, delegacias, presídios, etc.
This Post Has 0 Comments