Por: Claudinei Candido Silva Muitas pessoas acham que dormir é simplesmente perda de tempo,…

Isolamento Social. Devo concordar com isso?
Por Claudinei Candido Silva
O problema com o COVID19, tem provocado resultados estressantes no mundo todo, e várias pessoas estão desconfortáveis e isso tem provocado descontentamento generalizado. A vida como a conhecemos e como estávamos acostumados a vive-la, foi alterada bruscamente, e isso tem resultados de curto, médio e a longo prazo.
Os governos tem atendido em menor ou maior grau, as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e isso logicamente tem repercussões positivas e negativas. Muitos concordam e outros acham desnecessário pois, as pessoas precisam trabalhar. Mas temos que entender que o objetivo da OMS é preservar vidas, evitando que mais gente seja infectada.
Valores estão sendo ignorados?
Há um debate entre várias áreas de governos à respeito desses temas. Não é um tema fácil. Mas por se tratar de uma instituição de saúde o principal objetivo é tratar do tema que ela foi predestinada a defender. A saúde. E ela advoga que o isolamento é a melhor saída no combate a endemia, sem tornar menos importante é claro, a higienização.
Questão Financeira
Os governos de inúmeros países, inclusive o Brasil, anunciaram vários pacotes de incentivos, para que o impacto seja o menor possível. Mas isso não quer dizer que não haverá dificuldades, haverá, e isso é terrível, mas caso o isolamento nao seja observado e aderido de maneira satisfatoria, o impacto de um colapso nos hospitais desses paises, pode ser muito mais desastroso. Significaria que centenas e talvez milhares de pessoas, seriam abandonadas sem cuidados especializados.
Saúde Mental.
Outros impactos do isolamento seriam o estresse, a rotina alterada, a perda da liberdade, a depressão, etc. Tudo isso causa um luto sem morte e isso vai refletir diretamente nos relacionamentos, e também a saúde pois a imunidade é afetada se estivermos passando por níveis altos de estresse ou depressão.
Portanto, não recomendo a busca incessante de notícias sobre o lado ruim do tema, principalmente em certas redes de TV que, só noticiam mortes e coisas terríveis. Um amigo disse que deixou de assistir TV, por que estava entrando em depressão de tanto assistir sobre notícias trágicas, me contou que tinha pensamentos de que, todos seríamos contaminados. Cenas de filmes de terror começaram a aparecer em sua mente, com corpos apodrecendo na rua e tudo mais.
Outra amiga me enviou um áudio dizendo que estava assistindo um programa jornalístico na TV e confessou que ao terminar, achou que estava infectada, até começou a tossir.
É imediato o impacto negativo que tem, só falar e ouvir notícias ruins. É o que está acontecendo, não há como fugir da realidade, mas temos que considerar que muita gente tem sido curada. Mas parece que a mídia não fala muito nisso.
Ore e peça o auxílio de Deus sobre esse momento, peça o consolo divino ante esse e outros problemas que certamente tem te afligido.
“Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.” (Sal. 94:19)
Procure investigar de maneira dirigida, esses bons resultados da medicina na luta contra esse vírus, você talvez terá outra visão do que está acontecendo.
A OMS ignora os resultados de um isolamento? Solidão, irritação, alteração do humor, sem motivação, estresse, desanimo, etc. Claro que não, mas ela considera que o impacto da doença será maior, se grande parte da população for infectada.
Isolamento Social?
Creio que um bom nome seria: Isolamento Físico, não social. Felizmente temos as redes sociais, e outros meios de comunicação que estão todos ao nosso alcance. Sem contar que a maioria das famílias não estão completamente sozinhas, estão com suas famílias. Estudos apontam que os chineses mais afetados com o isolamento, foram aqueles que não concordaram com essa prática, viram nela uma imposição ou uma medida desnecessária.
O isolamento foi imposto, isso é um fato, mas é importante vê-lo como uma expressão de amor e cuidado para que eu não me contamine e assim, não contamine ninguém.
Não precisamos nos isolar socialmente como o nome sugere. A recomendação é o isolamento físico, mas para garantir nesse momento a saúde mental, se faz necessário aproveitar as vantagens das redes sociais, e também dos meios de comunicação para estarmos unidos, conectados e enfrentarmos isso juntos. Mais agora do que nunca.
Seja também um agente de ânimo e felicidade, além de pedir a ajuda de Deus, compartilhe a sua fé, compartilhe a sua felicidade, não guarde isso somente para você. Não se distancie das pessoas (socialmente). Apresente a elas a Esperança que possuímos em meio a tribulação. Apresente ao mundo, o Senhor Jesus.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” (I Cor 1:3-4)

Natural de São Paulo, Educador, Teólogo, Psicanalista, especialista em Capelanias; Hospitalar , Escolar e de Animais Domésticos, Psicoterapia Pastoral, Terapia Cognitiva Comportamental, Terapia de Casais e em Aconselhamento Pastoral. Mais de 30 anos, atuando em Igrejas, escolas, empresas, quarteis, delegacias, presídios, etc.
This Post Has 0 Comments