Por: Sidnei Martins “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que…

Acabou o Álcool Gel e agora?
Por Claudinei Candido Silva
Certa vez Jesus foi repreendido pelos fariseus por não ter lavado as mãos juntamente com seus discípulos, como era a tradição entre os judeus. Jesus deu uma resposta que todos nós conhecemos: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.” (Mat 15:11)
Desde que foi anunciada a pandemia de Corona vírus tem sido uma tarefa difícil encontrar álcool em gel nos estoques dos supermercados e farmácias em geral, só tem sido possível em compras pela internet num preço bem acima do normal.
Essa situação inusitada, levou muitas pessoas a alternativas diferentes, o famoso jeitinho brasileiro, as receitas caseiras de álcool em gel. Pode parecer um alívio no primeiro momento em vista da dificuldade de encontrar o produto na praça, mas será que funciona mesmo?
O grande problema dessas receitas milagrosas, e que o produto geralmente nunca foi testado e comprovada sua efetividade.
Segundo o Dr. Roberto Martins Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, em entrevista para a revista Vogue, não funciona! “Assim como as receitas para fazer máscara [cirúrgica] em casa, não funcionam” e ainda acrescenta que essas receitas não possuem eficácia e ainda facilitam a proliferação dos microrganismos. O mais seguro para a higienização contra o Corona vírus é comprar os produtos à venda em farmácias e supermercados.
O álcool em gel de boa procedência é eficaz contra o corona vírus?
Todas a agencias internacionais envolvidas no combate, dizem que a melhor maneira de não contrair o COVID-19 é evitando a exposição ao vírus. Embora o álcool em gel pode reduzir a presença bacteriana nas mãos. O produto não deve ser usado como se fosse a única maneira de proteger uma pessoa diminuindo as chances de contrair o vírus, na verdade o álcool em gel é uma solução temporária, deve ser usado enquanto sabão e água não estiverem disponíveis.
Abaixo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos nos ensina como devemos aplicar o álcool em gel e também como lavar as mãos.
- Aplicando o Álcool em Gel
- – Aplicar o produto na palma de uma mão e espalhá-lo pelas duas mãos.
- – Deve ser aplicado em todas as superfícies das mãos e dedos até o gel secar.
- – Esse procedimento tem que durar pelo menos 20 Min.
- Lavando bem as mãos
- Primeiramente, molhe a mão em agua corrente limpa, fria ou quente.
- Esfregue bastante as mãos, até o sabão espumar, e não se esqueça de esfregar também as costas das mãos, e também debaixo das unhas.
- As mãos devem ser esfregadas por volta de 20 segundos.
- Lave as mãos com água em abundância.
- Seque as com toalha limpa, ou com ar
Vemos então que mesmo tendo acesso ao Álcool em gel, nada substitui as outras prevenções e o lavar as mãos com água e sabão.
Mas voltando ao relato bíblico, Jesus não estava dizendo que não é importante lavar as mãos. Já naquele tempo, o povo judeu era bem avançado no quesito de cuidados sanitários, e boa parte deles foram dados por Moises, mas o contexto aqui não era esse, os fariseus não estavam repreendendo Jesus e os discípulos por causa da higiene, mas lavavam as mãos para não se contaminarem espiritualmente com os outros que eles acreditaram ser inferiores.
Num período onde as pessoas estão se afastando uma das outras evitando ser contaminadas, lavar as mãos hoje, pode ser considerado mais do que uma importante medida de proteção individual, mas um ato de amor, pois evitaremos passar o vírus ao nosso próximo.

Natural de São Paulo, Educador, Teólogo, Psicanalista, especialista em Capelanias; Hospitalar , Escolar e de Animais Domésticos, Psicoterapia Pastoral, Terapia Cognitiva Comportamental, Terapia de Casais e em Aconselhamento Pastoral. Mais de 30 anos, atuando em Igrejas, escolas, empresas, quarteis, delegacias, presídios, etc.
This Post Has 0 Comments