Por: Claudinei Candido Silva Muitas pessoas acham que dormir é simplesmente perda de tempo,…

Estamos em crise: Como controlar a ansiedade e o nervosismo
Por: Claudinei Candido Silva
Não e desconhecido de todos que a ansiedade pode causar distúrbios físicos e psicológicos, como falta de ar, dores no peito, negatividade que pode comprometer o dia e elevar sensivelmente o risco de contrair doenças.
Abaixo 7 ideias que poderão te ajudar a controlar a ansiedade e a crise nervosa, colaborando para que você tenha vida em abundância.
- Mudar o comportamento
Mudar o comportamento em relação ao problema é uma coisa que pode reduzir o problema. Para que isso aconteça tente se informar sobre o que está causando a ansiedade, e se houver solução, procure por ela o quanto antes. Mas se isso não for possível ou não estiver ao seu alcance, procure relaxar ao máximo e confiar em Deus, pois Ele sabe de todas as nossas necessidades.
2. Respeite os seus limites.
Eh inimaginável o número de pessoas que sofrem pela ansiedade, quem sabe já tenham uma pré-disposição, se isolam, e isso aumenta o sofrimento. Uma alternativa é pedir ajuda, somos seres sociáveis e não fomos criados para ficar sozinhos, amigos, família, o pastor, podem te ajudar a ficar mais tranquilo.
3. Respire fundo e bem devagar
Muito comum em momentos de crise ocorrer uma sensação de falta de ar e de aperto no peito, são sintomas bem desconfortáveis. Tente respirar fundo e bem devagar, enchendo não somente os pulmões mas a barriga também. Uma dica muito importante e nesses casos a pessoa fechar os olhos e prestar a atenção nos sons em seu redor. Pode também se imaginar em lugares prazerosos como praia ou ao lado de uma piscina, etc.
4. Pensar positivo
Pensamentos negativos ou autodestrutivos surgem e se intensificam pela própria pessoa que nutri esses pensamentos, portanto nesse momento se faz importante ver sempre o lado positivo das coisas, e fazer uma lista de coisas boas que tem acontecido e agradecer a Deus por elas.
5. Viva o presente
Muitas pessoas se sentem ansiosas por pensar muito no futuro, o que gera insegurança e expectativas antecipando o sofrimento. E viver o presente é uma maneira de evitar essa insegurança. Outra coisa são pessoas que vivem no passado, o que pode da mesma forma criar ansiedade, não podemos voltar atrás e mudar o que já passou, portanto devemos evitar gastar tempo e energias com isso, há uma frase que ouvi há muitos anos que exprime exatamente essa realidade. Se preocupar com o futuro ou com o passado e o mesmo que deixar um carro ligado na garagem, ele está gastando combustível, mas não vai a lugar algum.
6. Identificar as razoes da ansiedade
Normalmente a ansiedade não surge do nada, então é interessante identificar quais são os fatores que a desencadeiam, e evitar que esse evento se repita. Isso pode incluir pessoas, pensamentos, locais, situações etc. Essa conscientização fara com que a pessoa tenha condições de afastar-se da causa mais rapidamente.
7. Praticar atividades físicas
E sem dúvida uma das melhores formas de se distrair dos causadores da ansiedade, as atividades físicas nos fazem focar no presente e na atividade em si que estamos realizando naquele momento. Caminhadas talvez não seja recomendado para esse momento, mas se você tiver uma esteira, com certeza valera a pena, é importante portanto que pessoas ansiosas façam exercícios regulares e ocupar a mente com pensamentos positivos.

Natural de São Paulo, Educador, Teólogo, Psicanalista, especialista em Capelanias; Hospitalar , Escolar e de Animais Domésticos, Psicoterapia Pastoral, Terapia Cognitiva Comportamental, Terapia de Casais e em Aconselhamento Pastoral. Mais de 30 anos, atuando em Igrejas, escolas, empresas, quarteis, delegacias, presídios, etc.
This Post Has 0 Comments